O América-RN recebeu o Ipatinga em pleno Machadão em um jogo "de vida ou morte" pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time de Dado Cavalcanti se esforçou, diante de um público total estimado em umas 11 mil pessoas, mas não deu: o Ipatinga saiu vencedor pela contagem mínima, 1 a zero, gol de Walter Minhoca.
Em tese, por jogar em casa, quem deveria mandar na partida era o América. Mas, nos minutos iniciais, quem dominou as ações foi o visitante Ipatinga que, aos 6 minutos, após confusão na área, arriscou com Fabiano - a bola saiu pela linha de fundo. Três minutos depois, foi a vez de Leandro Brasília "soltar a bomba", causando perigo às metas do goleiro Tutti.
Só aos 24 minutos é que o anfitrião América chegou mesmo ao gol adversário, com Velber cobrando falta - o goleiro tirou de soco, a bola sinda sobrou para Wellington que chutou cmo deu, mas a bola ficou com um marcador.
Aos 35 minutos, o Ipatinga "apelou" para os, digamos, dotes teatrais de Alessandro, que dominou, chegou à entrada da área e resolveu cair para "cavar" pênalti - o árbitro, atento, mandou o atleta levantar e o lance seguir.
Aos 40, Cafu arriscou direto a gol ao invés de avançar a bola rasteira - a esférica saiu cruzada para tiro de meta; aos 44, Edson Rocha escorou de cabeça no "primeiro pau" escanteio de Velber pela esquerda - a bola raspou a trave defendida pelo goleirro Douglas.
Na volta para o segundo tempo, o América se mostrou um tanto titubeante. Aos 3 minutos, os potiguares armaram uma "blitz", com três investidas seguidas, até conseguirem um escanteio; dos 4 aos 6 minutos, para commpensar, o Ipatinga resolveu insistir pela direita e chegou duas vezes com perigo à área americana, ambas com Walter Minhoca "decidindo" - na primeira investida Tutti defendeu, na segunda a bola raspou a trave.
Aos 12 minutos, o Ipatinga fez o gol único com o mesmo Walter Minhoca, que recebeu pela esquerda e deu um toque sutil à meia-altura, enganando o goleiro Tutti. Ipatinga, 1 a zero.
Com as substituições, ficou claro que o América ia priorizar os avanços pela esquerda, deixando Berg mais "solto". Washington e Vavá seguiram insistindo, buscando o gol nem que fosse à base de lances individuais, sem sucesso; por outro lado, aos 29, Hamilton, pelo Ipatinga, chutou de longe, e a bola mais uma vez raspou a trave.
O time rubro resolveu arriscar tudo nos minutos finais. Aos 44. Airton tentu cruzar na área, o goleiro foi mais rápido e defendeu; aos 45, Rone Dias chutou de longe, mas a bola acertou em um "morrinho zagueiro", pegou efeito e acabou na linha de fundo; e aos 47, Elielton recebeu a bola fora da área e chutou como deu - o goleiro Douglas defendeu.
O resultado não tirou ninguém da zona de rebaixamento. O 1 a zero do visitante mantém o América-RN na lanterna com 32 pontos, ainda perdendo para o Santo André-SP (vice-lanterna) pelos critérios de desempate - por sinal, o time rubro neste momento está com a situação um pouco mais complicada que antes (matematicamente ainda é possível permanecer na Sériie B, mas as possibilidades estão ficando remotas) - enquanto o Ipatinga ocupa o 17º lugar com 36 pontos (como referência, o Náutico está em 16º, com 38 pontos).
Na próxima rodada, na terça - dia de Finados - o América-RN joga contra o Vila Nova-GO em Goiânia, enquanto o Ipatinga joga em casa contra o Figueirense.
América-RN 0 x 1 Ipatinga
América-RN
Tutti, Cafu, Cléber, Edson Rocha, Berg; Eliélton, Éverton, Esley (Airton), Velber (Rone Dias); Marcelo Brás (Vavá) e Washington.
Técnico: Dado Cavalcanti.
Ipatinga
Douglas, Luizinho, Duílio, Max, Marinho Donizete; Max Carrasco, Leandro Brasília (Leanderson), Rodrigo Antônio (Leo Mineiro), Walter Minhoca; Fabiano (Amilton) e Alessandro.
Técnico: Gerson Evaristo.
Local: Machadão (Natal, RN)
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)
Renda e público: R$ 58.035,00 (7.059 pagantes)
Cartões Amarelos: Velber (AME), Alessandro, Walter Minhoca (IPA)
Gol: Walter Minhoca (IPA)
0 comentários: